Hoje, 27 de Outubro de 2013 é aniversário do nosso querido presidente Lula. 

O Blog Brasil Socialista presta sua homenagem ao maior presidente da história do Brasil. 

Vamos saber um pouco mais da trajetória de vida desse grande homem e, ao final, um vídeo emocionante que retrata a primeira eleição de Lula à presidência da república com canções e imagens que jamais vão sair de nossa memória.

Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria. Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

O presidente Lula vivenciou em seu caminho dificuldades semelhantes às de grande parte da população brasileira, trazendo para sua vida política a sensibilidade e identidade com as populações em situação de vulnerabilidade social. Nascido em uma região pobre, com muitas carências materiais, aos 7 anos migrou, junto com a família, para o estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde existiam maiores possibilidades de emprego.

Começando a trabalhar ainda cedo para contribuir com a renda da família, o jovem Luiz Inácio manteve atividades de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy; posteriormente, entrou para a área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte.
Já formado torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava a união de centenas de milhares de pessoas ligadas aos movimentos sindicais, comunidades eclesiais de base da igreja católica, grupos de esquerda e intelectuais.
Em 1984, Lula participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.

Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Durante os seus oito anos de governo, foram gerados 15 milhões de empregos. Entre 2003 e 2009, 27,9 milhões de pessoas saíram da pobreza, enquanto 35,7 milhões ascenderam à classe média.

Lula terminou o segundo mandato com 87% de aprovação, tornando-se um dos mais populares presidentes da história do Brasil e um dos políticos mais respeitados do mundo.
Em 2010, Lula apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia e depois ministra da Casa Civil durante seus dois mandatos. Ela venceu as eleições e se tornou a primeira mulher eleita presidente do Brasil. O mandato dela começou no dia 1º de Janeiro de 2011.
Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do Partido dos Trabalhadores pela segunda vez.

Ao término do segundo mandato de Lula, o Instituto Cidadania — onde Lula elaborou, em debate amplo com a sociedade, propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente — deu lugar ao Instituto Lula, que cuida do acervo histórico, do intercâmbio internacional das experiências políticas do ex-presidente e das iniciativas África e América Latina.

Desde a fundação do Instituto Lula, o ex-presidente recebeu vários prêmios de expressão nacional e internacional. Como World Food Prize, em Des Moines (EUA), Prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos, em Lisboa e Prêmio Indira Gandhi para Paz, Desarmamento e Desenvolvimento, na Índia. Veja a lista completa de prêmios e títulos de doutor honoris causa recebidos por Lula.

Postar um comentário

Compartilhe

 
Top