Por Bolchê

Wanderlei, pensa bem, rapá! Você ainda é jovem. Pode terminar o ensino fundamental, emendar com o médio na EJA e tentar uma Universidade. No seu tempo, elas eram em número muito reduzido, e negros, pobres e feios tinham quase 0% de chance de ingressarem no Ensino Superior público, pois 99% era cota para os brancos ricos. Nas privadas? Imagina! Só se fosse pra lavar as privadas.

Hoje estão todos lá, junto e misturado, brancos, negros, pobres, gays, deficientes, nordestinos, cristãos, judeus, ateus, etc. Aquilo ficou bonito. Uma diversidade na Universidade que dá gosto de ver. Mas se não conseguir uma vaga na federal pelo Fies ou Sisu, você pode tentar o Prouni e estudar em uma Universidade particular; legal, não?

Eu sei. No seu tempo não existia nada disso, né? Mas Lula e Dilma mudaram esta realidade que fechava a porta na cara dos excluídos e não lhes oferecia as mesmas oportunidades que sempre teve uma ínfima parcela da população. Esse passado triste tinha muito a ver com a meritocracia do Aécio. Mas isso já é uma outra história ou estória.
Por falar em estória, que mico foi aquele em Goiás, Wanderlei? Você detonando o governo federal por causa de uma obra paralisada, abandonada, mas de total responsabilidade do governo estadual. E o Barco de 20 milhões do filho de Lula que é mesmo dele tanto quanto a Friboi? Essa turma de gaiatos e velhacos da oposição estão colocando palavras na tua boca e você reproduz sem, nem ao menos, tentar checar a informação? Vou te dizer: Eles estão rindo da tua cara e é você quem vai responder aos processos. Abre o olho, Wanderlei!

Uma curiosidade, campeão: Você já leu algum livro nessa vida? A Bíblia? Um gibi? Um cordel ou a caderneta da venda? Vai precisar ler alguma coisa pra poder retomar os estudos. Mas não a Veja, nem a Época, nem a Folha e, claro, nem o Globo, mas, se achar por bem ler algum desses, não diga isso na escola, ou, no intervalo pra recreio, os teus colegas vão querer montar em você com rédea e chicote...(brincadeira, Wanderlei) rs

Wanderlei, antes, no Brasil, pobre apanhava muito dessa vida, mas, sejamos justos, você apanhou muito mais, né? Tá na cara. Na boa, Wande, vai lá fazer tua matrícula no ensino fundamental, depois a gente volta a conversar. Melhor assim. Ah, Wanderlei, antes que eu me esqueça, tenta botar um pouco de juízo na cabeça do Lulinha, bate forte naquele comprador compulsivo, pois, segundo informações que acabo de receber, ele acaba de comprar todas as Ilhas Virgens - lacradas - só pelo capricho de inaugurar uma a uma aos finais de semana. Pode?

Abraço, companheiro! PT saudações!

Postar um comentário

Compartilhe

 
Top