07/09/2013 | Publicado por Renato Rovai -

Já escrevi algumas vezes sobre José Genoino neste espaço, incluindo este texto no dia 4 de janeiro. Mas não é demais voltar ao tema quando ele decide solicitar sua aposentadoria por invalidez na Câmara Federal.
Genoino foi um dos mais brilhantes parlamentares brasileiros do pós-democratização. Eleito em 1982, foi deputado por cinco mandatos até ser candidato a governador em 2002. Aquela disputa talvez tenha sido o grande erro da sua vida. Foi a primeira vez que o PT disputou um segundo turno em São Paulo, mas ali começava o seu calvário. Além de ter feito uma campanha de conteúdo conservador,  ao ficar sem mandato recebeu com prêmio de consolação a presidência do PT. Foi neste cargo que acabou enredado pela narrativa do mensalão.
Mas quem conhece Genoino sabe que ele nunca foi o que se costuma definir em partidos políticos como “operador financeiro”. Ou seja, que não é dos que negocia recursos para campanhas e nem quem tratava de assuntos que diziam respeito à finanças. Ele sempre foi o articulador político. E um dos melhores da sua geração. Por isso sempre foi considerado um interlocutor confiável por todos os grupos. Tanto dentro do PT, quanto fora. Grandes nomes da história política brasileira tratavam Genoino com grande distinção. Só para citar um deles, Ulisses Guimarães.
Genoino é um homem simples e vive um dos momentos mais duros da sua vida. Depois de ter contribuído tanto pela democratização do país, vive a dor de ser condenado por algozes que se refestelam em festas nababescas e não se ruborizam ao serem flagrados comprando de forma heterodoxa imóveis em Miami. É a canalha que sempre preferiu os EUA ao Brasil que quer enterrá-lo vivo. Mas Genoino tem amigos. E conta com milhares de  pessoas que nele confiam. Eu quero dizer que sou um deles. Por isso assino o abaixo assinado que segue.  Você pode assinar também.

Nós estamos aqui!
Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você,
que deseja um país melhor.
Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino
é um homem honesto, digno, no qual confiamos.
Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda
uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.
Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de
pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.
Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma
sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.
Para juntar-se a nós e assinar clique aqui
Ver a lista de assinantes

Por Renato Rovai - Blog do Rovai

Postar um comentário

Bate-Papo vermelhô

Compartilhe

 
Top